terça-feira, 24 de abril de 2012

LIVRO EU SOU VOCÊ

Bárbara Neubarth (AATERGS 023/1204) uma das autoras do Livro enviou convite de
LANÇAMENTO DO LIVRO EU SOU VOCÊ
 
 
no SANTANDER CULTURAL
Dia: 25 de abril de 2012 – quarta-feira
Horário: 17h                            
Local: Santander Cultural - Sala Multimeios 
Livro: EU SOU VOCÊ
Organizadoras: Tania Mara Galli Fonseca e Blanca Brites
Editora UFRGS   Ano: 2012

O livro EU SOU VOCÊ nos fala de vidas afetadas pela desrazão, mas, sobretudo, aponta para a capacidade de invenção que habita qualquer sujeito, dentro ou fora dos muros hospitalares. Apresenta obras de artistas-loucos e aponta para a arte como um terreno livre para enunciar mensagens de aberturas para outras possibilidades existenciais.
As imagens apresentadas representam um recorte ínfimo realizado no âmbito do Acervo da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro que conta, atualmente, com aproximadamente cem mil obras em processo de ordenamento e catalogação visando à criação de um banco de imagens a ser acessível para pesquisas. 
O conjunto da obra concerne ao olhar curatorial das professoras Tania Mara Galli Fonseca e Blanca Luz Brites da UFRGS que, tomando o Acervo como campo de pesquisa e extensão para a Psicologia e para as Artes, também o consideram como um significativo patrimônio cultural do Estado, propiciando um importante material para problematizações referentes às relações entre arte, loucura e sociedade. O recorte realizado apresenta um conjunto de pinturas, desenhos e escrituras realizados por quatro artistas-loucos que, mesmo tendo vivido o regime da longa internação psiquiátrica, são capazes de uma sistemática capacidade expressiva que insiste, subsiste e resiste em suas vidas loucas e esquecidas. Aponta para a potência da arte no sentido da produção de um possível diálogo entre normalidade e patologia, do qual emerge uma linguagem que se encontra distante dos diagnósticos e do costumeiro apartheid sócio-afetivo instituído pela sociedade em relação à desrazão.  As obras destes artistas fizeram parte da Exposição Eu Sou Você, promovida pelo Museu da UFRGS nas dependências do Hospital Psiquiátrico São Pedro em 2010. O título deste livro - Eu sou Você -, retirado de uma das obras encontradas no Acervo, propõe-se como uma espécie de sopro capaz de gerar oscilações nos arraigados modos sociais de conceber e sentir aqueles que são considerados como o nosso outro devido a serem portadores de sofrimento mental. 
Através da aliança entre as Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão, do Museu da UFRGS e do HPSP, acrescida da participação de artistas, profissionais Psi, docentes e estudantes, estamos celebrando, através do livro EU SOU VOCÊ, a experiência de um contágio intensivo que nos aponta para aquilo que sabíamos desde o início: somente num coletivo de forças é que se efetuam as práticas cujos efeitos merecem ser lembrados. Mais do que os resultados, melhores ou piores, o que conta é a experiência do devir que ali se apresenta fazendo-nos sempre artistas da vida e artesãos de nosso mundo. Da experiência criativa de pacientes situados no campo da loucura, também aprendemos sobre uma estética e uma ética do viver que não existirá a não ser pelo que fizermos acontecer. 

EXPOSIÇÃO EU SOU VOCÊ
A exposição Eu sou Você foi uma realização do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). Foi a primeira exposição do Museu da UFRGS realizada fora do âmbito do campus universitário e que se tornou possível pelo trabalho e esforços das alianças realizadas entre as equipes da UFRGS e do HPSP. A exposição tinha como possíveis olhares, três momentos inter-relacionados: o primeiro, trazia a público, documentos históricos do HPSP que traçaram, em uma linha de tempo, os momentos marcantes dessa instituição; o segundo, referia-se à grande mostra de obras expressivas de Luiz Guides, Natália Leite, Cenilda Ribeiro e Frontino Vieira, pacientes psiquiátricos frequentadores da Oficina de Criatividade. Os dois primeiros, Luiz e Natália,  vivem, ainda hoje, como moradores do HPSP, registrando mais de cinqüenta anos de internação. Os demais, Cenilda e Frontino, já se encontram falecidos. E, o terceiro olhar se fez tomando o espaço físico do HPSP também como parte integrante da mostra e considerando sua importância histórica no contexto do Estado. Para este terceiro momento, foram convidados os artistas Adriana Daccache, Cylene Dallegrave,  Leandro Selister, Marcos Sari, Mayra  Martins Redin,  Paola Zordan, Rodrigo Nunez, Vitor Butkus de Aguiar e Sérgio Dório, (sócio da AATERGS),  para, em situação de diálogo com o lugar e sua história, intervirem neste mesmo espaço. Com propósito semelhante, os jardins adjacentes ao local expositivo foram revitalizados sob  a coordenação especializada da Profa. Ingrid Bergman I. de Barros da UFRGS.  As obras da grande mostra relativas ao segundo momento representaram um recorte ínfimo realizado no âmbito do Acervo da Oficina de Criatividade do HPSP em processo de ordenamento e catalogação visando à sua preservação e acessibilidade para pesquisa.
 A mostra teve o olhar curatorial das professoras  Blanca Luz Brites  e Tania Mara Galli Fonseca, ambas da UFRGS e expografia de Blanca Luz Brites e Carlos Eduardo Galon.
O mesmo título da exposição, Eu sou Você, retirado de uma das obras encontradas no Acervo,  acompanha a publicação que é resultado do trabalho da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, fruto das atividades de pesquisa e extensão de docentes e discentes dos Institutos de Psicologia e de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, através das duas professoras curadoras e que proporcionou a realização da referida exposição pelo Museu da UFRGS no ano de 2010.
A publicação teve o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa/PROPESQ em conjunto com o Museu da UFRGS e a Pró-Reitoria de Extensão/PROREXT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário